O primeiro grupo do setor marítimo a introduzir um processo formal de responsabilidade corporativa. À frente da curva como sempre, desta vez na questão fundamentalmente importante do desenvolvimento sustentável, o Ferretti Group lança seu primeiro relatório de sustentabilidade nas operações corporativas. O documento atesta formalmente um caminho virtuoso para minimizar o impacto ambiental de seus processos de produção e de seus yachts, promovendo medidas de responsabilidade social corporativa melhores e mais abrangentes.
Uma análise de materialidade identificou os temas de maior impacto nas atividades empresariais e os indicadores para avaliá-los, agrupando-os em quatro áreas que serão examinadas anualmente com cada vez mais detalhes. Serão utilizadas para medir o desempenho ambiental e social do Ferretti Group:
- Inovação e luxo: yachts
- Impacto ambiental do processo de produção
- Valor para a área local
- Capital humano
Para o Ferretti Group, a sustentabilidade começa pela qualidade e excelência que caracterizam os seus yachts. É por isso que a pesquisa e o desenvolvimento focam no uso de materiais sustentáveis de alto desempenho e na redução do consumo de energia. A madeira utilizada na decoração de interiores é proveniente de florestas certificadas, geridas de acordo com rígidos padrões ambientais, sociais e econômicos. O uso de fibra de carbono reduz significativamente o peso do casco, resultando em iates que são mais eficientes e consomem menos combustível.
O Grupo também está na vanguarda da pesquisa de motores híbridos e novas tecnologias que reduzem o peso do casco, bem como na melhoria da eficiência do estaleiro em suas atividades.
Nesse sentido, a certificação ISO 14001 dos sistemas de gestão ambiental em vigor na fábrica de La Spezia, é o ponto de partida para a gestão integrada do impacto ambiental de todos os processos produtivos; assim como a certificação IMO Tier III, obtida pela CRN, o primeiro estaleiro da Itália a atingir esse marco, com um yacht de 62 metros.
Também merece destaque a instalação da central de trigeração de Ancona para produção de energia elétrica limpa, aquecimento e refrigeração.
Outros aspectos fundamentais estão na esfera social e incluem o impacto no local e em toda a cadeia de suprimentos e a centralidade do capital humano.
Mais de 85% da cadeia de abastecimento do Ferretti Group, que emprega um total de mais de 2.500 trabalhadores, está sediada na Itália e mais de 75% do valor econômico total gerado é distribuído no país. Isso contribui para a criação de empregos e para o crescimento do ecossistema de pequenas e médias empresas, inclusive artesanais, com as quais o Grupo mantém há anos uma história de virtuosa colaboração.
Esta colaboração permite que os fornecedores do Grupo desenvolvam processos e know-how específicos, e operem em mercados globais, gerando desenvolvimento e inovação.
Como resultado de todas as medidas introduzidas, incluindo a higienização completa do processo de produção até a entrega, o Ferretti Group obteve a Certificação RINA Biosafety Trust, a primeira certificação voluntária para prevenir e controlar infecções, protegendo mais de 1.500 trabalhadores e clientes.
Por fim, o Grupo contratou um seguro que cobre todos os colaboradores e oferece proteção em caso de teste positivo para o vírus.
À política, renovada também para 2021, junta-se mais uma iniciativa de distribuição de 1.500 oxímetros de pulso aos colaboradores. O projeto do oxímetro de pulso foi desenvolvido com a assessoria do professor Luca Richeldi, chefe da Pneumologia do Hospital Policlínico Gemelli de Roma e membro do Comitê Técnico Científico; já em março de 2020, junto ao Ferretti Group, definiu o plano de saúde apresentado para atender à fase mais crítica da pandemia.
“Se queremos continuar a crescer de forma consistente como líder de mercado, é essencial enfrentar os impactos econômicos, ambientais e sociais produzidos por nossas atividades nas áreas locais onde atuamos. O sucesso das vendas deve ser acompanhado da responsabilidade corporativa”, comentou o CEO do Ferretti Group, Alberto Galassi.
“Nos últimos anos, o Ferretti Group relatou rápido crescimento e desenvolvimento, trazendo beleza e inovação para a indústria naval. Trabalhamos com muitos stakeholders diferentes e suas necessidades e expectativas de sustentabilidade são importantes na definição das medidas que introduzimos no dia a dia para gerenciar e amenizar o impacto de nossas estratégias de crescimento. Por isso, e para atestar a nossa responsabilidade corporativa, decidimos iniciar um processo formal que conduziu à elaboração do nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade. Um primeiro para o Ferretti Group e um primeiro para a indústria marítima italiana. ”